Óleos vegetais: benefícios para os cabelos!

setembro 10, 2016



Oi, gente!

Hoje vou falar sobre os benefícios dos óleos vegetais para os cabelos.

Os óleos vegetais podem ser extraídos de sementes, frutos ou plantas. Eles são ricos em vitaminas, ácidos graxos e sais minerais e penetram com facilidade nutrindo e fortalecendo os fios da raiz as pontas. Eles também são muito eficientes como tratamento para o couro cabeludo, estimulando o crescimento e ajudando a reduzir a oleosidade excessiva.

Para que serve cada óleo? Vou citar alguns:
  
Óleo de Abacate
O óleo é rico em ácido oléico, palmítico, linoléico, palmitoleico, vitaminas A, B1, B2, C e D e aminoácidos. Possui alta absorção de raios ultravioleta. Tem ação antioxidante, o qual inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Óleo de Aloe Vera (Babosa)
A babosa possui mais de 200 componentes, dentre os quais: cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco; as vitaminas, A, B1, B2, B3, B5, B6 e C. É um excelente cicatrizante e antiinflamatório. Nutre profundamente os fios.

Óleo de Amêndoas Doce
Rico em gorduras benéficas, proteínas, sais minerais e vitaminas A, B e E. Também hidrata, nutre e desinflama. Dá brilho e controla os fios.

Óleo de Argan
O Óleo de Argan é rico em tocoferol, ácido fenólico, carotenos e ácidos graxos essenciais, como ácido linoléico e ômega 6.
Os ácidos graxos essenciais do óleo evitam o ressecamento e perda de elasticidade trazendo maciez, brilho e maleabilidade ao cabelo, formando uma película protetora sob o fio.
  
Óleo de Cártamo
Rico em ácido araquico, ácido oléico ômega 9, linoléico – CLA, ácido palmítico e ácido esteárico, minerais e vitamina E.
Fortifica a raiz dos cabelos, promovendo o crescimento dos fios. Ajuda a hidratar, nutrir e reestruturar os fios. Ótimo para quem tem cabelos secos e quebradiços.

Óleo de Coco
Rico em ácidos graxos, minerais, vitamina E, vitamina K. Tem ação antioxidante, bactericida e fungicida. Controla o frizz e as pontas duplas. É  um ótimo hidratante e tem alto poder de penetração na cutícula do fio. Fornece as proteínas essenciais necessárias para o cabelo danificado, nutrindo e amaciando os fios.

Óleo de Gergelim
O óleo de gergelim é rico em vitaminas A, B e C, além de possuir alta concentração de cálcio, fósforo e ferro.Contém sesamol que age como inibidor à oxidação além de agir como absorvedor de raios ultravioleta. Possui também ação emoliente e nutritiva que auxiliam na melhor absorção das vitaminas contidas neste óleo. Hidrata, nutre, reestrutura, dá brilho e ajuda a manter a integridade dos fios.

Óleo de Gérmen de Trigo
O Óleo de Germe de Trigo, além de rico em vitamina E, possui sais minerais e ácidos graxos insaturados. Contém 80-85% de glicerídeos de ácidos graxos insaturados, uma pró vitamina A e vitamina E; tocoferóis (Vitamina E); ácido oléico, ácido linoléico, ácido linolênico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácidos graxos livres e lecitina.
Este óleo tem ações tônica, fortificante, revitalizante, emoliente, nutritiva e estimulante.

Óleo de Girassol
O óleo é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E.
Muito usado como um poderoso antioxidante. Possui ação emoliente e auxilia na cicatrização evitando o ressecamento dos cabelos e as pontas duplas. Hidrata, amacia e dá brilho aos fios.

Óleo de Jojoba
O óleo de jojoba  é rico em vitamina E, possui ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica, repositora da oleosidade natural da pele.
Doador de brilho aos cabelos, restaurador, estimulante do crescimento dos cabelos e indicado no tratamento de caspa. Diminui o excesso de oleosidade do couro cabeludo, agindo como regulador das secreções glandulares.

Óleo de Linhaça
É uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3. Também possui vitaminas do complexo B, potássio, lecitina, magnésio, fibra, proteína, zinco e também fornece aproximadamente 50% mais óleos ômega-3 do que se pode encontrar no óleo de peixe. Hidrata, fortifica, dá brilho e diminui o frizz dos cabelos.
  
Óleo de Oliva
Possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas que promovem a saúde do couro cabeludo, tornando-o ideal para a pele e cabelo sensível. Também evita caspa e alivia coceira no couro cabeludo, e pode atrasar ou mesmo impedir a perda de cabelo, bloqueando os hormônios responsáveis pela contração do folículo piloso, o hormônio DHT. Possui ácidos graxos monoinsaturados e vitamina E, um antioxidante importante para o crescimento do cabelo.
  
Óleo de Pracaxi
Rico em vitamina E. Facilita o pentear dos fios úmidos, aumenta o brilho e evita a queda. Possui propriedades umectantes, agindo assim como silicone natural, mantendo a água nos cabelos, regenerando e protegendo os fios.
Ótimo para usar como leavin/reparador de pontas.

Óleo de Rícino/Mamona
Rico em ácidos graxos. Retira as toxinas do couro cabeludo, previne pontas duplas, nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado, estimulando o crescimento. Ajuda também no combate ao frizz e à queda dos cabelos.   

Óleo de Semente de Abóbora
Rico em vitaminas A, B1, B2 E, Niacina, Ácido fólico, e os minerais magnésio, zinco, ferro, cobre, potássio, manganês, cálcio e selênio. Fortalece e auxilia o crescimento dos fios combatendo à queda de cabelo.

Óleo de Semente de Uva
Rico em ácidos graxos polinsatuados, vitamina E, minerais e outras vitaminas. Com elevado teor de alfa-tocoferol, ácido linoleico e ácido palmítico, o óleo de semente de uva é um excelente regenerador e revitalizante.Também contribui para tornar os cabelos mais brilhantes e menos frágeis, atuando no fortalecimento e crescimento dos fios.

Além desses óleos que citei acima, existe uma variedade muito grande de outros óleos vegetais.
Vale lembrar que ingerir bastante água e ter uma alimentação saudável com verduras, legumes e frutas contribuem para a saúde dos cabelos! A nutrição e hidratação começa de dentro para fora!

  
Como usar os óleos vegetais nos cabelos:

Turbinar sua máscara preferida ou fazer umectação.

Acrescentar 1 ou 2 colheres de óleo vegetal na máscara quando for fazer hidratação. Lembrando que não é para colocar o óleo no pote da máscara, e sim apenas naquela quantidade de máscara que você vai usar na hora.

Umectação:

É um processo onde se usa óleo ou manteiga vegetal nos cabelos, com o intuito de repor a carga lipídica, a gordura, oleosidade (boa) do fio.Vale lembrar que para fazer a umectação, o óleo tem que ser vegetal 100% puro e sem adição de quaisquer substâncias como, por exemplo, o óleo mineral, silicones e petrolatos. (Clique aqui para saber mais.)

A umectação (clique aqui) pode ser feita uma vez por semana, porém se você achar que tem necessidade, pode fazer até duas vezes por semana. Você pode usar apenas 1 óleo ou quantos óleos quiser. Comece aplicando no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos, nunca com as unhas! Depois aplique no comprimento dos fios, enluvando-os de cima para baixo. Pode aplicar nos cabelos secos ou úmidos, sujos ou limpos. Eu prefiro aplicar no cabelo seco e sujo. Deixe no mínimo por duas horas. O ideal é você aplicar à noite, dormir com ele e retirar no dia seguinte, pois quanto mais tempo agir no cabelo, melhor será a absorção. Porém, não ultrapasse 12 horas com o óleo nos cabelos. Depois lave bem com shampoo, removendo todo o óleo e finalize como o de costume.
O ideal é deixar os cabelos secarem naturalmente. Mas se você for utilizar o secador, não esqueça de passar um bom protetor térmico antes.

E você, utiliza algum óleo vegetal?
Conta aqui nos comentários!

Mil beijos e até o próximo post 

POSTS RELACIONADOS

6 comentários

  1. uso oleo de coco a um tempo e adoro!

    ResponderExcluir
  2. gosto de usa azeite e oleo de côco nos meus cachos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, azeite nunca usei. Mas o óleo de coco é vida, né?!
      beijos ♥

      Excluir
  3. Não sabia desses beneficios. Obrigada pela dica, vo procurar aqui na minha cidade.
    bjus,
    Jessica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Você vai amar os resultados!
      beijos ♥

      Excluir

Obrigada por comentar!
Seja bem vinda(o) e volte sempre!
Mil beijos ♥