Perfumes têm prazo / data de validade? Como armazená-los corretamente?

Dicas e Resenhas novembro 16, 2016

Oi, gente!

Quem me conhece sabe que sou completamente apaixonada por perfumes e faço coleção!
Mas a pergunta que não quer calar: Todos esses perfumes não têm prazo de validade? Como evitar que estraguem e como armazená-los corretamente?

Não existe data de validade para perfumes!
Perfumes (fora do Brasil) não possuem prazo de validade estabelecido!
Aqui no Brasil, nós temos um órgão chamado ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que fiscaliza todos os produtos destinados ao uso cosmético, perfumaria, alimentício e de limpeza. Esse órgão governamental também é responsável por datar a validade de todo e qualquer produto que se destine aos fins acima mencionados.

O que faz um perfume “vencer” não é a data de fabricação e o tempo decorrido até a validade que a ANVISA determina, mas sim agentes oxidantes, bactérias e fungos. A oxidação é a principal causa de degradação dos perfumes. O maior vilão nesse processo é o oxigênio, que aliado à umidade e a determinados filos de bactérias, exposição à luz e temperaturas superiores a 30 graus Celsius, tornam o perfume impróprio para uso.

Um perfume pode durar 5, 10, 30 anos, sem quaisquer alterações em sua fórmula, desde que eles sejam bem acondicionados durante todo esse tempo, livre de exposição excessiva a luz, umidade e calor. Portanto, o "prazo de validade" dos seus perfumes depende dos cuidados que você tem com eles!

Alguns attars (perfumes árabes), chegam a durar 60 anos e quanto mais velho, mais caro fica!

Attar (perfume árabe)

Algumas dicas para os seus perfumes durarem por décadas:

· Deixe-os tampados e dentro da sua embalagem original (caixa) e só retire quando for usar.
· Mantenha os perfumes em ambiente fresco e escuro, longe de luz, umidade, calor e produtos químicos, como por exemplo, dentro de um closet ou guarda-roupa com as portas fechadas.
· Jamais deixe seus perfumes dentro do banheiro! Aliás, mantenha-os longe do banheiro!
· Depois de usar o seu perfume, limpe-o com uma flanela. Não deixe resto de líquido na tampa ou no spray, para evitar a oxidação do material.
· Limpe com flanela seca ou levemente umedecida em álcool a caixa e o frasco a cada 3 meses, para evitar mofo, umidade e pó.


Tendo esses cuidados, seus perfumes irão durar por longos anos! 

Os meus perfumes ficam na penteadeira dentro do closet, que é um ambiente fresco e escuro.
E quando tenho que ficar no closet com a luz acesa por muito tempo, eu cubro eles com um pano escuro.
Tenho perfumes com 7 anos de uso e em perfeito estado!

Mas atenção: se o seu perfume estiver com cheiro estranho, metalizado, cheiro de mofo ou com líquido escurecido e turvo, não use. Pois poderá causar alergias e fazer mal à sua saúde!

Espero que tenham gostado das dicas!
E vocês, como guardam os seus perfumes?
Contem aqui nos comentários!
Mil beijos e até o próximo post